1) Represente de maneira esquemática o corpo de uma esponja asconoide. Identifique com legendas as diferentes camadas da parede corporal, o átrio e o ósculo; indique com setas a direção do fluxo de água.
RESPOSTA 1:
Fonte: https://biologiaporiferos.wordpress.com/2015/05/21/a-organizacao-do-corpo-dos-poriferos/
2) Esponjas são animais que não apresentam órgãos e nem tecidos verdadeiros. No entanto, têm células com alto grau de especialização. Quais são os tipos celulares das esponjas e qual é função de cada tipo?
RESPOSTA 2:
- Amebócitos - Células importantes no crescimento corporal, na digestão, no transporte de nutrientes, na secreção de elementos esqueléticos e na reprodução.
- Coanócitos - Células dotadas de flagelos. É a ação dos flagelos que mantém o fluxo de água no interior do corpo da esponja.
- Pinacócitos - Células achatadas que compõem uma camada que reveste externamente o corpo das esponjas. Essas células também revestem os canais presentes nas esponjas siconoides e leuconoides.
- Porócitos - Células de formato cilíndrico. Formam um canal para o interior do corpo da esponja.
3) O que é mesoílo e qual sua importância na manutenção da estrutura corporal da esponja?
RESPOSTA 3: Mesoílo é uma camada de espessura variável composta de uma substância sem forma definida. Situa-se entre as camadas de pinacócito e coanócito e estão imersas fibras de colágeno, vários tipos celulares e , eventualmente, espículas.
7) Em relação ao ciclo de vida de uma esponja com reprodução sexuada, responda:
a. Em geral, as larvas são dotadas de cílios. Qual a função dos cílios das larvas?
RESPOSTA a: Os cílios ajudam as larvas na sua movimentação no ambiente aquático.
b. Considere o modo de vida das esponjas e explique a relevância dessa função.
RESPOSTA b:
10) As gêmulas, estruturas associadas ao processo de reprodução assexuada em esponjas, são também consideradas modos de resistência e de dispersão. Quais características das gêmulas permitem fazer essa associação? explique.
RESPOSTA 10: As gêmulas consistem em agregados celulares e contém grande quantidade de reservas nutritivas e envoltos em camadas de espongina. As gêmulas são muito resistentes ao frio e à dessecação e se formam quando as condições ambientas, como a temperatura e disponibilidade de água, tornam-se desfavoráveis. Quando o ambiente volta a ser favorável, as células da gêmula diferenciam-se nos tipos característicos do grupo, dando origem a um novo animal.
11) Explique a importância dos amebócitos para a sobrevivência e a reprodução dos poríferos.
RESPOSTA 11: Os amebócitos podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja. Outras funções são a capacidade regenerativa, incluindo a reprodução sexuada.
12) Um estudante de biologia escreveu o seguinte comentário sobre o modo de vida dos poríferos: "As esponjas, sendo animais filtradores, dependem das correntezas marinhas e do movimento das marés para obtenção de alimento". Você concorda com o comentário feito pelo estudante? Justifique.
RESPOSTA 12: Sim. As esponjas são animais sésseis, ou seja, não possuem a capacidade de locomoção. Possuem poros no corpo, o que lhes dá a capacidade de filtração, obtendo alimentos por esse método.
14) Muitas esponjas apresentam um colorido bastante evidente, resultado da interação simbiótica entre esses organismos e cianobactérias fotossintetizantes. Sobre a interação entre esponjas e cianobactérias, responda:
a. As esponjas que vivem em simbiose com cianobactérias poderiam viver em águas profundas? Justifique sua resposta.
RESPOSTA a: Não, pois as cianobactérias vivem nas regiões rasas do oceano. Sem elas, não haveria a relação mutualística existente entre elas.
b. Como poderia ser testada experimentalmente a importância dessa relação para as esponjas?
RESPOSTA b: Nessa relação de mutualismo, as esponjas absorvem elementos importantes, como a glicose.
Referência: Ser protagonista: biologia 2º ano: ensino médio/obra coletiva concebida e produzida por Edições SM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário