Aqui, nesse espaço, serão abordadas perguntas e respostas sobre o tema "Cordados". Encontra-se disponível no livro: Ser protagonista: biologia, 2º ano: ensino médio/obra concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM. Página 202.
3)Observe o esquema de um corte longitudinal de anfioxo e responda às seguintes questões:
a. Como se denomina a estrutura 1 e que papel exerce no animal adulto?
b. Que nome recebe a estrutura indicada por 2?
c. A estrutura 3 está relacionada a que função do animal? De qual folheto embrionário se origina?
RESPOSTA a: A estrutura 1 chama-se notocorda. Ela é formada por um tecido fibroso. Está localizada na região dorsal do embrião em desenvolvimento e sua função é de sustentação. É uma estrutura essencialmente embrionária, sendo substituída na fase adulta pela coluna vertebral óssea.
RESPOSTA b: Fenda faringiana.
RESPOSTA c: O tubo neural se origina através da dobra da ectoderme. Na sua extremidade, paralela à notocorda, o encéfalo. É nessa região também que se forma a medula espinal.
4) Leia o texto e responda as questões.
Lampreia-do-mar
A maior das lampreias é a lampreia-do-mar. Seu corpo cilíndrico pode atingir mais de 1 m de comprimento. Ela vive em todos os mares europeus (com exceção do mar negro) e também ao longo das costas da América do Norte e da África ocidental.
A lampreia-do-mar tem um jeito muito especial de se alimentar. Ela fixa a boca, dotada de uma espécie de ventosa, no corpo do peixe, raspa-lhe a pele e a carne com a língua e os dentes (a língua também tem dentes) e vai sugando todos os tecidos juntamente com o sangue.
No outono, as lampreias que atingirem a maturidade sexual entram nos estuários dos rios. Chegando em água doce, param de se alimentar. O macho sobe o rio primeiro e faz um muro com seixos, que junta com sua boca. A fêmea chega em seguida. Ela o ajuda a terminar o ninho de pedras, onde põe aproximadamente 200 mil óvulos, que são fecundados pelo macho. Depois disso, o macho e a fêmea nadam rio abaixo e morrem. As larvas, com 15 a 20 cm de comprimento, saem do ninho duas semanas depois. Elas passam 4 a 5 anos na água doce antes de assumir sua forma definitiva e [...] [partir para o] mar. E o ciclo recomeça.
De Cicco, Lúcia Helena Salvetti. Disponível em <http://www.saudeanimal.com.br/lampreia.htm>. Acesso em: 21 mar. 2013.
a. As lampreias não apresentam uma das características que aparece em todos os demais grupos de vertebrados. Que estrutura é essa? Qual a sua origem evolutiva?
b. A ausência da estrutura mencionada no item A desta questão está relacionada a qual aspecto (citado no texto) do modo de vida deste animal?
6) Entre os vertebrados, o grupo dos anamniota inclui os peixes e os anfíbios, ao passo que o grupo amniota compreende os répteis, aves e mamíferos.
a. Qual é a característica em que se baseia a separação desses dois grupos?
RESPOSTA a: A separação dos grupos anamniota e amniota baseia-se na presença ou não da cavidade amniótica (bolsa de líquido dentro da qual se desenvolve o embrião).
b. Que importância adaptativa essa estrutura representou na evolução dos vertebrados terrestres?
RESPOSTA b: O surgimento do ovo como âmnio (Membrana formada a partir de dobras da própria parede do corpo do embrião. É delimitada pela cavidade amniótica), para o modo de vida terrestre.
7. A fotografia abaixo mostra um peixe-bruxa (cerca de 45 cm de comprimento), animal que tem crânio, mas não vértebras.
a. Por que esse animal não é classificado como um protocordado?
RESPOSTA a: O peixe-bruxa, apesar de ter um crânio, não apresenta coluna vertebral. Por conta dessa característica, não pode ser considerado pertencente do grupo dos Protocordados.
b. A sustentação do corpo é realizada por uma estrutura presente em todos os cordados, em alguma fase da vida. Que estrutura é essa?
RESPOSTA b: Notocorda.
8) Observe o cladograma a simplificado a seguir (alguns grupos não foram representados).
Quais foram as novidades evolutivas que surgiram durante a evolução dos cordados e que estão representadas pelos números I, II e III?
RESPOSTA 8:
- I - A extremidade anterior do tubo neural se desenvolve um pouco mais, originando uma estrutura dilatada, mas que não chega a ser um encéfalo propriamente dito.
Fonte: https://djalmasantos.wordpress.com/2016/03/12/testes-de-zoologia-3/ |
- II - Animais aquáticos desprovidos de membros, mas com nadadeiras.
- III - Tetrápodes - animais com quatro membros.
Referência: Ser protagonista: biologia 2º ano: ensino médio/obra coletiva concebida e produzida por Edições SM.