Aqui, nesse espaço, serão abordadas perguntas e respostas sobre o tema "Bactérias". Encontra-se disponível no livro: Ser protagonista: biologia, 2º ano: ensino médio/obra concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM. Página 40.
1) Tuberculose, tétano e meningite são doenças humanas causadas por diversos tipos de bactérias.
a. Quais são as formas de transmissão dessas doenças?
b. Cite alguns dos sintomas de cada uma delas e possíveis medidas profiláticas para evitá-las.
c. Faça uma pesquisa na internet sobre como as condições sociais e ambientais podem afetar a disseminação das doenças citadas nessa questão. Anote no caderno o que considerar mais interessante e discuta o tema com os colegas.
RESPOSTA:
a. *Tuberculose - Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, é especialmente contagiosa em ambientes fechados e mal ventilados, pois o bacilo está presente em gotículas de saliva da fala, tosse ou espirros e dissemina-se facilmente pelo ar.
*Tétano - Causado pelo bacilo Clostridum tetani, cujos esporos podem estra no solo, sobre as fezes e plantas, mas também em pregos enferrujados e objetos cortantes não esterilizados, e podem penetrar no organismo por lesões na pele.
*Meningite bacteriana - Causada pelas bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos, de ouvido, por exemplo.
b. *Tuberculose - Sintomas: tosse (que dura de duas a três semanas, com a produção de muco e catarro com sangue, além de febre, sudorese, dor no peito, cansaço e emagrecimento. - Profilaxia: As crianças de 5 anos devem tomar a vacina BCG contra a tuberculose. Se não foi vacinado, aos 5 anos, deve fazer o teste de Mantoux, ou PPD. Caso não apresente reação, deve ser vacinado em qualquer faixa de idade. Combater a desnutrição, o alcoolismo e evitar o uso de drogas ilícitas. Poratadores do vírus HIV e de doenças como diabetes devem manter-se sob constante observação médica, pois podem desenvolver casos graves da doença.
*Tétano - Sintomas: Causa rigidez muscular, dificuldade para abrir a boca e engolir, convulsões e espasmos, que, se atingirem músculos vitais, como o diafragma, podem causar a morte. Profilaxia: Vacinação - crianças de até 5 anos devem receber a vacina da tríplice contra tétano e, a partir dessa idade a vacina dupla (contra difteria e tétano) que também é recomendada para os adultos e pode ser obtida em qualquer posto de saúde. Uma dose de reforço deve ser tomada a cada dez anos para garantir a proteção contra a doença.
*Meningite Bacteriana - Sintomas: febre alta, dor de cabeça, võmitos, rigidez da nuca e prostração (enfraquecimento). - Profilaxia: A partir de 2011, a vacina conjugada contra meningite por meningococo C faz parte do calendário básico de imunização. O esquema de vacinação obedece aos seguintes critérios: uma dose deve ser aplicada aos três meses; outra aos cinco meses e a dose de reforço, aos doze meses.
c. As condições sociais e ambientais são fatores que interferem diretamente na disseminação de uma doença infecto-contagiosa, uma vez que em um local onde a renda per capita é baixa e a condição que essas pessoas vivem no que se refere a saneamento básico acesso a saúde é limitado, uma doença poderia rapidamente se espalhar pela população deste local.
a. Descreva cada uma das três formas de recombinação.
b. Explique a vantagem de recombinação gênica em relação à reprodução assexuada que essas células normalmente apresentam.
RESPOSTA
a. *Transformação - A bactéria receptora capta, do meio, pedaços livres de DNA - em geral com poucos genes - de bactérias já mortas. A tranformação, por permitir que a bactéria incorpore fragmentos de DNA de outra bactérias, é bastante utilizada em biotecnologia.
*Conjugação - É a tranferência de DNA de uma bactéria doadora para outra, receptora, através de um tipo de pili presente apenas nas bactérias que possuem um plasmódio denominado F, que, em geral, é transferido a outra bactéria. Em seguida, as bactérias se separam e ambas se reproduzem assexuadamente.
*Transdução - O transmissor dos genes é um bacteriófago. Este, inicia um ciclo lítico, durante o qual incorpora pedaços de DNA da bactéria ao seu próprio DNA e, quando infecta outra bactéria, transfere a ela.
b. A recombinação gênica aumenta a variabilidade genética das bactérias, o que amplia suas possibilidades de adaptação aos diversos ambientes e condições.
3) Descreva a relação de mutualismo que os seguintes tipos de bactérias mantêm com os outros seres vivos, explicando a vantagens da associação para os envolvidos:
a. Bactérias do gênero rhizobium com as raízes de plantas leguminosas.
b. Bactérias da espécie Escherichia coli no intestino grosso dos seres humanos.
RESPOSTA:
a. Vivendo em nódulos das raízes, essas bactérias sintetizam substãncias nitrogenadas que compartilham com a planta. Em troca, recebem compostos orgânicos que a planta produz.
b. Essa bactéria, encontrada no intestino grosso é um ambiente adequado e nutritivo à essas bactérias.
4) Observe a imagem a seguir e leia a legenda
a. Na boca humana vivem bactérias que se nutrem de restos de alimentos que ficam entre os dentes e produzem ácido lático, substância corrosiva. Qual o problema causado por essas bactérias?
b. As hemácias visíveis na fotografia podem ter vindo de sangramentos nas gengivas, provocados por gengivite. Pesquise na internet qual a causa da gengivite. Escreva no caderno um resumo das informações encontradas.
c. Discuta com os colegas uma solução para esses dois tipos de problema bucal. Anote no caderno o que considerar relevante.
RESPOSTA:
a. O dente é composto por três camadas essenciais. A primeira é o esmalte. O esmalte é a parte mais dura do dente. É sobre o esmalte que essas bactérias estão. Elas se alimentam e como resultado do seu metabolismo, elas excretam uma substância ácida que vai corroendo esta proteção externa do dente, começando o processo chamado cárie. A dentina é a segunda camada a ser atingida. A dentina é uma estrutura muito mais mole e porosa. As bactérias se alojam nesta região e o dente começa a apodrecer. A dor de dente acontece porque as bactérias alcançaram rapidamente a terceira região, a chamada polpa do dente. Por ali, passam vasos sanguíneos que nutrem os dentes etambém as células nervosas responsáveis pela sensibilidade.
b. Gengivite é uma inflamação da gengiva que pode comprometer 1 ou mais dentes. Ela é causada pela placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma fina película que adere a superfície dos dentes e deposita-se no sulco gengival, quando a higiene da boca não é realizada de forma adequada. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cárie, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposiçãoa metais pesados.
c. Profilaxia - A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental, especialmente depois das refeições e antes de deitar, assim como passar por uma avaliação odontológica duas vezes por ano, evitar o consumo de açúcar e não fumar.
5) Explique a importãncia das bactérias proclorófitas nos ambientes marinhos.
RESPOSTA:
Evidências indicam que esse grupo é responsável pela produção de grande parte da matéria orgânica presente nos oceanos, constituindo a base das cadeias alimentares nesses ambientes.
6) O nitrogênio é um elemento importante presente nas proteínas. Embora os seres vivos não sejam capazes de absorver esse elemento diretamente da atmosfera, a combinação do metabolismo de diversas espécies de bactérias torna possível essa absorção.
A partir das informações do texto e do esquema acima, explique o papel das diferentes bactérias na assimilação do nitrogênio utilizado nas proteínas presentes no organismo dos animais.
RESPOSTA:
7) Qual a diferença entre as bactérias fotoautotróficas e quimioautotróficas?
RESPOSTA:
*Fotoautotrófica - Bactérias que sintetizam matéria orgânica utilizando a energia luminosa (fotossíntese).
*Quimioautotróficas - Bactérias que sintetizam matéria orgãnica utilizando a energia de compostos inorgãnicos (quimiossíntese).
8) Por meio de técnicas de biotecnologia, como a técnica do DNA recombinate, é possível usar bactérias para a produção de medicamentos e de outros produtos de interesse médico. Explique como as bactérias têm sido utilizadas para melhorar a vida dos diabéticos.
RESPOSTA:
No início da década de 1980, os avanços em biotecnologia possibilitaram o desenvolvimento da insulina humana sintética por meio de técnicas de DNA recombinante: fragmentos de DNA contendo genes de interesse são retirados de um organismo e inseridos em bactérias, unindo-se posteriormente ao DNA bacteriano. Fragmentos de DNA humano que codificam a produção desse hormônio são inseridos em bactérias Escherichia coli que passam a produzir insulina humana.
9) Cite uma característica comum as arqueas e as bactérias.
RESPOSTA:
As arqueas e as bactérias são seres procariontes.
10) As bacteérias estão presentes no corpo humano apenas quando ficamos doente. Discuta essa afirmação.
RESPOSTA:
Muitas bactérias vivem em mutualismo no organismo humano, constituindo a microbiota normal, que funciona até mesmo como uma defesa do corpo. Por exemplo, bactérias que formam a flora bacteriana do intestino grosso, dificultam a instalação de outros microrganismos nesse órgão.
REFERÊNCIAS:
* Ser protagonista: biologia, 2°ano: ensino médio/obra concebida, desenvolvida e produzida por Edições SM;
* Biologia: volume único/César da Silva Júnior, Sezar Sasson, Nelson Caldini Júnior. - 5. ed. - São Paulo: Saraiva, 2011.
* https://drauziovarella.com.br/letras/m/meningite/
* https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/tetano/
* https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/tuberculose/
* https://drauziovarella.com.br/letras/g/gengivite-e-periodontite/
* https://www.biologiatotal.com.br/blog/carie+do+comeco+ao+fim-200.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário