quinta-feira, 27 de abril de 2017

Exercícios de Fungos

Exercícios de Fungos

Livro - ser protagonista Biologia Ensino Médio 2° ano 

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1 - A classificação dos fungos ainda gera discussões entre micologistas. Até 1969, os fungos eram incluídos no reino Planta, porém novos estudos permitiram que fossem considerados em um reino à parte. Explique porque os fungos não podem ser classificados como plantas.

Resposta: Eles não são classificados como plantas porque não tem clorofila, nem celulose nas paredes celulares em que está presente a quitina, a mesma substância que forma o esqueleto dos insetos.

2 - De acordo com a foto do livro, é possível afirmar que a célula pertence a um fungo? Justifique sua resposta.



Resposta: Sim, porque apresenta características desse reino, no caso a parede celular de quitínica.

3 - Os fungos podem desenvolver-se sobre muitos tipos de alimento, formando estruturas visíveis a olho nu, conhecidas como bolores ou mofos. Observe a foto do livro.


a) Qual das formas de nutrição existentes no reino Fungo explica melhor a imagem?

b) Qual é a importância desse modo de vida para os ecossistemas?

c) Dos filos estudados, qual possui representantes que, caracteristicamente, formam os bolores do pão?

d) De forma geral, como os fungos absorvem seus nutrientes?

a) Nutrição decompositora.

b) Reciclagem de nutrientes do meio ambiente.

c) O filo Zygomicetos.

d) Eles produzem uma substância chamada de exoenzima que é praticamente uma enzima digestiva, essas enzimas digerem moléculas orgânicas do ambiente e então absorvem o seu alimento que foi digerido pelas exoenzimas. 

4 - Esquematize em seu caderno o padrão geral do ciclo de vida dos fungos. Em seu esquema, indique quais são as etapas haploides e quais são as diploides.


5 - Observe as imagens do livro, que representam as diferentes formas estruturais dos fungos.



a) Relacione as estruturas A, B, C e D com os filos do reino Fungo.

b) O fungo A possui alguma relação com a água? Justifique sua resposta.

c) Corpos de frutificação são estruturas resultantes de uma reorganização das hifas constituintes do micélio. Em que período do ciclo de vida ocorre essa reorganização? Entre as estruturas observadas nas imagens, existe alguma que representa um corpo de frutificação?

a) A - Quitridiomicetos.

    B - Zigomicetos.

    C - Ascomicetos.

    D - Basidiomicetos.

b) Sim, Quitridiomicetos costumam viver em ambientes aquáticos.

c) No período reprodutivo. o Basidiomicetos.

6 - Os fungos podem apresentar diversos modos de nutrição. Leia as palavras do quadro abaixo e açã o que se pede.

Saprófago - Fotossintetizante - Mutualista - Parasita


a) Identifique um modo de nutrição que não está presente em nenhum representante do reino Fungo.

b) Um dos tipos de nutrição dos fungos não está mencionado no quadro acima. Qual é ele?

a) Fotossintetizante.

b) Predador.


7 - Em relação à composição, qual a diferença entre a parede celular de células de fungos e a de plantas?

Resposta: A diferença é que a parede celular de fungos é composta pela proteína quitina, enquanto a parede celular das plantas é feita de celulose.

8 -  A fermentação é um processo realizado principalmente por microrganismos como fungos e bactérias. Um exemplo de fermentação é o processo de transformação dos açúcares das plantas em álcool, que ocorre no processo de fabricação de cerveja, no qual álcool etílico e gás carbônico são produzidos a partir do consumo de açúcares presentes no malte, proveniente da cevada. Durante a fabricação de pães, um dos principais ingredientes é o fermento biológico, feito de fungos unicelulares. Sabendo que esses fungos são fermentadores típicos, explique por que a utilização do fermento biológico faz a massa do pão crescer.

Resposta: Os fungos consomem o açúcar presente na massa e realizam a fermentação liberando gases que fazem o pão crescer.

9 - Em uma aula prática de Biologia, João fotografou o tronco de uma árvore. A estrutura ao centro da fotografia tem cerca de 8 cm de diâmetro.



a) Que associação biológica pode ser identificada sobre o tronco da árvore?

b) Como os organismos que constituem essa associação interagem?

a) Líquens.

b) O organismo fotossintetizante disponibiliza ao fungo matéria orgânica, enquanto o fungo fornece sais minerais e umidade.

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10 - Certos fungos produzem compostos tóxicos para bactérias, chamados antibióticos. Observe as fotos do livro.




a) A penicilina é produzida pelo fungo Penicillium notaum. A que grupo pertence esse fungo?

b) Faça uma pesquisa: Por que não é aconselhável tomar antibióticos sem a devida prescrição médica? Porque esses medicamentos não devem ser prescritos para tratar doenças causadas por vírus ou protozoários?

a) Liquens.

b) Usar antibióticos sem prescrição médica pode selecionar bactérias mais resistentes ao medicamento. Ou seja, numa segunda utilização pode não fazer mais efeito. Estes antibióticos específicos não tem efeito contra o vírus e protozoário pois servem para lutar contra as bactérias.

11 - Ao analisar o terreno no qual gostaria de plantar espécies vegetais frutíferas, um agricultor constatou que o solo em questão era muito arenoso, fazendo com que a água da chuva levasse grande parte de seus nutrientes, como o nitrogênio e o fósforo, para riachos da região. O agricultor, então, fez uso de uma técnica que envolve a presença de fungos simbiontes. Em seguida, comparou a taxa de crescimento das plantas antes e depois da implantação da técnica.

a) Cite um tipo de mutualismo entre raízes de plantas e fungos. 

b) Como a presença de fungos simbiontes pode interferir no desenvolvimento das plantas?

c) Esboce um gráfico que represente as taxas de crescimento das plantas antes e depois da implantação da técnica.

a) Micorrizas.

b) A planta dá ao fungo composto orgânico fotossintetizado e o fungo por meio da decomposição do solo dá a planta nutrientes e minerais.

c) 

12 - Um pesquisador realizou um experimento para verificar o efeito de antibióticos sobre bactérias. Em uma das etapas, ele adicionou às colônias de bactérias, contidas em um pequeno recipiente, um extrato de Penicillium sp. O gráfico representa o resultado desse experimento. Observando o gráfico, explique o efeito da adição do extrato sobre as bactérias.



Resposta: O Penicillium sp é um antibiótico. Então o seu uso causa a morte da bactérias como mostra o gráfico.

13 - Na maioria dos fungos, a fase diploide é efêmera, mas existe uma exceção. Analise o gráfico e responda:



a) Qual é a estrutura diploide e efêmera existente no ciclo de vida dos fungos? Em qual grupo tal estrutura não é efêmera?

b) De acordo com o gráfico, esse grupo poderia ser representado pela curva verde ou pela curva vermelha? Justifique.

a) Zigoto. No grupo dos Quitridiomicetos.

b) 


Referências bibliográficas:

http://www.cientic.com/tema_fungos_txt2.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Saprotrofia

http://jcascienciasdaterra.blogspot.com.br/2012/06/atividades-com-os-fungos-1.html

http://www.mundobiologia.com/2013/07/por-que-nao-se-deve-tomar-antibioticos.html

http://www.infoescola.com/biologia/reino-fungi/


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